Contato: (65) 3336-1526 | 3336-2348
3336-2461 | 3336-1722 | 99932-5899
99927-0835(Whatsapp)



Horário de Atendimento: Das 09h às 17h
Segunda a Sexta

Link Úteis

CONSULTA DE SELOS DIGITAL
TJMT
CNJ
IRIB
ANOREG/BRASIL
ANOREG/MT
CEI
INCRA
INTERMAT
IBAMA
RECEITA FEDERAL
SEFAZ
SEMA

O Cartorio

Conheça o Cartorio

Saiba tudo sobre nossos

ECONOMIA DE COPOS VISA À SUSTENTABILIDADE NO PJMT

O Poder Judiciário de Mato Grosso espera reduzir em pelo menos 10% o consumo de copos descartáveis de água com a distribuição de garrafas squeezes. A expectativa é que esta porcentagem aumente e, para isso, o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça conta com a conscientização dos servidores.

Ao todo, foram adquiridas sete mil unidades que estão sendo distribuídas em todas as comarcas do Estado, divididas em oito rotas pelo Departamento de Manutenção e Patrimônio (DMP). A distribuição é acompanhada de perto pelo gerente do Núcleo Socioambiental, Pablo Marquesi.

O trabalho de conscientização em relação à sustentabilidade atende à Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS).

“Estamos procurando ir a algumas comarcas específicas para, além da entrega, conscientizar os servidores sobre a importância da troca do copo pela garrafinha. É um contato importante para fomentar a responsabilidade socioambiental”, destacou o gerente.

Só no Fórum de Cuiabá foram distribuídas 1.328 garrafinhas. Por ser a maior comarca do Estado, na unidade judiciária circula um número expressivo de servidores, o que gera um gasto elevado de copos descartáveis e, consequentemente, alto custo para o Poder Judiciário. “Sabemos que o fluxo de público externo no Fórum também é grande, então essa conscientização junto ao público interno precisa ser intensificada para reduzirmos o gasto com esse material, além de preservar o meio ambiente”.

Pablo Marquesi ressalta ainda a receptividade por parte dos servidores. “Os servidores aderiram muito bem à campanha. Muitos se sentiram privilegiados em receber as squeezes e aqueles que já tinham essa consciência acharam bacana a ideia de o Poder Judiciário adquirir as garrafinhas e assim reduzir a compra dos copos”, asseverou.

A juíza diretora do Fórum, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, também elogiou a iniciativa. “Além da economia e da sustentabilidade, serve também para conscientizar os servidores sobre a importância de tomar água. São vários benefícios ao mesmo tempo”.

Os servidores do setor de Recursos Humanos do Fórum foram os primeiros a receber as squeezes. A gestora administrativa Cecília Bumlai garantiu que já iria fazer uso da garrafinha. “Aqui já temos por hábito usar garrafas, copos e canecas no lugar de copo descartável, mas essa squeeze é melhor, porque cabe mais água e mantém gelada por mais tempo, o que também nos ajuda a tomar mais água durante o dia”, salientou a servidora.

No cartório distribuidor as garrafinhas também foram bem-vindas. A técnica judiciária Olga de Oliveira Leite elogiou a iniciativa. Apesar de já ter uma garrafa em cima da sua mesa, Olga afirmou que vai substituí-la pela nova. “Não podemos ficar sem tomar água e além de estarmos praticando a sustentabilidade, usar o copo descartável toda hora nos obriga a levantar. Com a garrafinha eu economizo copos descartáveis e tempo sem atrapalhar o meu serviço”, observou.

A distribuição das garrafinhas squeeze começou no dia 5 de julho. Além do Fórum, parte dos servidores do Tribunal de Justiça e do Complexo Miranda Reis já receberam o material. A última rota para as comarcas vai ser realizada na próxima semana e na Capital quase todos os setores já receberam os produtos.

FONTE: http://tjmt.jus.br/noticias/49362#.WXDuG4QrKM8

© 2017,  Rua Sebastião M Régis - Diamantino - MT- Cep:78400-000
Telefones: 65-3336-1526 | 3336-2461 | 3336-1722 | 3336-2348 Celular: 65-99932-5899 | 99927-0835(Whatsapp)
Veja onde estamos localizados