GESTÃO DE PROCESSOS E PESSOAS TRAZ EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO DAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS

A tecnologia traz impacto ostensivo na execução das atividades realizadas nos cartórios. A informatização elevou a exigência do usuário por um atendimento cada vez mais rápido, além de maior qualidade na prestação de serviços. Com experiência na área registral e notarial, o mestre em Administração de Empresas, Gilberto Cavicchioli, acredita que diante dessa nova realidade é necessário investir tanto na estrutura física como também em recursos humanos.
“É preciso entender essa nova geração e acompanhar a evolução da prestação de serviços no dia de hoje, que envolve agilidade na questão da comunicação. Os clientes necessitam rapidez no atendimento e isso se torna possível por meio da capacitação dos funcionários, que consequentemente implicam em melhoria na eficiência dos processos internos de execução dos serviços prestados”, explica. Cavicchioli apresentou o tema durante o XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, realizado pela ANOREG-BR e pela ANOREG-SC, em Balneário Camboriú, entre os dias 15 a 19 de novembro.

Na visão do especialista, “no mercado em geral são necessários anos para conquistar a credibilidade junto ao público, já os cartórios possuem isso na essência de sua atividade. As inovações por que passa a atividade notarial e registral exigem funcionários capacitados, com maior conhecimento técnico e comportamental”.

Prêmio
Como forma de incentivar as serventias a melhorarem os serviços prestados à população, a Anoreg-BR criou o  Prêmio de Qualidade Total (PQTA 2015), que neste ano chegou a 11ª edição. A premiação que ocorreu durante o XVII Congresso, reconheceu este ano 35% mais cartórios, passando de 82 premiados em 2014 para 111 em 2015. O estado de Mato Grosso contou com 39 cartórios premiados, sendo destaque em participação. Santa Catarina foi o segundo estado com maior número de participantes, com 21 premiados.

O PQTA tem como objetivo o reconhecimento de ofícios que atendam requisitos de excelência e de qualidade na gestão organizacional e também na prestação de serviços aos usuários.

Livro
Durante o evento, Cavicchioli também lançou o livro “Cartórios e gestão de pessoas: um desafio autenticado”, que reúne 36 textos publicados sobre as necessidades do setor na área administrativa. O “XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro” foi organizado com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg-SC) e reuniu Juristas de renome nacional e internacional.

Sobre a Anoreg-BR
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) congrega mais de 16 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas. Entre os objetivos da atividade destacam-se: a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos. A entidade nacional tem legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar todas as especialidades em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres. Acesse:  www.anoreg.org.br.
(Fonte: Anoreg/BR)

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