COMEÇA A 2ª EDIÇÃO DO “MINHA ÁRVORE, MINHA VIDA”

15-minha-arvore-minha-vida

Os pais que registrarem bebês recém-nascidos neste mês de setembro no cartório Xavier de Matos, em Cuiabá, vão ganhar sementes ou mudas de árvores por meio do projeto “Minha Árvore, Minha Vida”. A ação faz parte das comemorações do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

Este é o segundo ano que o cartório adota tal iniciativa. No momento do registro de nascimento do bebê, os pais recebem uma muda que vai simbolizar a vida da criança.

De acordo com a tabeliã substituta responsável pelo projeto, Eliza de Fátima Santa, a ideia nasceu da necessidade de criar um projeto voltado para a sustentabilidade. “Assim como vai cuidar do filho, o pai também deverá cuidar da árvore, que simboliza a vida da criança”, salientou Eliza.

Para a tabeliã, é uma forma de conscientizar as pessoas para a preservação da natureza e incentivar o reflorestamento. Entre as mudas distribuídas estão espécies como ipê amarelo e Nim, um tipo de repelente natural, além de árvores frutíferas como goiaba, acerola, mamão, caju, tamarindo e jatobá.

Além do cartório, os hospitais HGU (Hospital Geral Universitário), Femina, Santa Helena e Júlio Muller também participam da campanha. No momento do registro da criança, os pais recebem de presente semente de tamarindo.

Os pais do pequeno João Pedro, de apenas sete dias, estavam no cartório para registrar o bebê e foram surpreendidos com a campanha. O pai, o corretor de imóveis Augusto Caldas, afirma que a iniciativa merece o reconhecimento de todos e garante que o filho e a planta vão crescer juntos e com o mesmo cuidado.

“O cartório está de parabéns. É uma iniciativa que nos surpreende e nos faz parar para pensar que dependemos do meio ambiente, portanto temos a obrigação de preservá-lo”, alertou.

Confira AQUI matéria da TV.JUS sobre o assunto