CATEGORIA DIAMANTE DO PQTA PREMIA 55 CARTÓRIOS DE 16 ESTADOS DA FEDERAÇÃO

Categoria Diamante do PQTA premia 55 Cartórios de 16 Estados da Federação

No último dia 18 de novembro foi realizado em Maceió/AL a entrega do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR durante o encerramento do XVIII Congresso de Direito Notarial e de Registro. A cerimônia marcou a coroação dos 55 Cartórios que receberam a premiação Diamante do PQTA, a mais alta comenda de qualidade da entidade.

Na categoria Diamante foram premiados cartórios de 16 Estados diferentes, sendo que o Mato Grosso colocou 14 unidades nesta categoria, seguido por Santa Catarina, com 12, Minas Gerais e Goiás com seis, São Paulo, com cinco, Rio Grande do Sul, com três, Bahia e Paraná, com 2, e Amazonas, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro e Tocantins com um vencedor cada. O prêmio tem por meta auditar e premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o Brasil que atendam às exigências de qualidade na gestão e prestação de serviços aos usuários.

O presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e registrador da 1º Zona de Imóveis de Porto Alegre (RS), João Pedro Lamana Paiva, diz que o prêmio significou tudo que sempre planejou, não apenas o atendimento na parte da segurança jurídica do registro e da eficiência, mas também poder ter um serviço que atenda com toda a atenção que o serviço notarial ou registral deve proporcionar. “Nós como registradores e notários temos o dever e a obrigação de ter um serviço digno que corresponda a realidade perante os usuários, que é quem nos paga e nos conduz”, explica. “Nossa estratégia foram as pesquisas realizadas com os usuários, porque mantemos um sistema de atendimento e autoatendimento com qualidade”, explicou.

Para o registrador, o prêmio é a confirmação do trabalho diário realizado pela unidade. “Não adianta você ter um troféu de qualidade total e se acomodar. Para manter o padrão, é preciso ir à nova prova, e esse resultado foi a satisfação, privilégio e orgulho de ser mantido na categoria Diamante. Eu quero continuar mantendo esse título e me preparar para alcançar o ISO 2018”, finalizou.

A serventia de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do 30º Subdistrito de Ibirapuera (SP) é gerenciada pelo oficial Rodrigo Valverde Dinamarco, para quem foi a melhoria humana que elevou o patamar da serventia a ponto de vencer o prêmio. “Para nós, era de suma importância que a busca por novas técnicas de gestão se desse com qualidade, e que isso transcendesse o plano do discurso (quase sempre politicamente correto) para alcançar o plano do comportamento”, explicou.
“Esse era o desafio, tornar a qualidade um valor para os indivíduos que compõem a Serventia. Portanto, naqueles idos da fase de preparação, a premiação, por mais honrosa que fosse (e/é), não poderia ser um objetivo em si, mas sim o resultado de uma nova compreensão da nossa atividade. Houve nesse processo um florescimento de consciência (em todos nós) de que a prestação de um serviço eficiente, com excelência, deve ser um corolário natural de um cotidiano operacionalmente qualificado”, argumentou Dinamarco.

O 1º Registro Civil de Pessoas Naturais de Pessoas Naturais e 5º Tabelionato de Notas de Maringá, venceu na categoria Diamante, a mais concorrida da (retirar o da) premiação. Para a Oficiala, Cintia Maria Scheid, a premiação foi uma recompensa para os oito anos de trabalho árduo à frente do cartório. “Sempre priorizei a questão da excelência no atendimento, por isso atualizamos e integramos todo o sistema de informática, treinamento dos funcionários, divisão clara das funções, além de planos de valorização da equipe, da elaboração de um sistema de gestão próprio para padronizar o trabalho de todas as especialidades do cartório, indo do atendente ao financeiro. Tudo isso foi algo que otimizou a nossa prestação de serviço. Coisas que parecem simples, mas que fazem o cliente se sentir especial e possibilitaram que nosso trabalho fosse recompensado” declarou.

Cíntia também ressaltou o projeto que considera o carro-chefe de sua gestão. O Projeto Gerar. Trata-se de uma iniciativa que procura fazer sua equipe entender a responsabilidade do cartório na comunidade em que está inserido. Ações que vão de campanhas de arrecadação de cobertores, organização das instalações para fazer a coleta seletiva do lixo, ponto de coleta de pilhas, lixo eletrônico, bicicletário para os clientes e até doações mensais para instituições de Maringá, além de parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Já para a Oficiala do cartório de Portão, Caroline Feliz Sarraf Ferri, o trabalho motivacional para os funcionários e o hábito de ouvir sugestões foi o que fez com que seu cartório vencesse o prêmio por quatro vezes consecutivos. “Procuro sempre fazer benchmark (processo no qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma, ou uma função semelhante) com o objetivo de assimilar o que é feito de melhor em outras serventias, além de promover um trabalho motivacional com os funcionários e sugerir opinião dos clientes para saber como eles gostariam de ser atendidos. Então a gente (retira este início) (Coloca assim) Fico muito feliz em ver que todo este esforço deu resultado”, declarou.

 

Os cartórios ganhadores na categoria diamante do PQTA foram: 

Cartório do Primeiro Ofício de Registro de Imóveis e Protesto de Letras de Manaus (AM)

Tabelionato de Protesto de Títulos – 4º Ofício de Salvador (BA)

Tabelionato de Protesto de Títulos 1º Ofício de Salvador (BA)

Serra Cartório do Primeiro Oficio-Segunda Zona (ES)

1º Registro de Pessoas Jurídicas, Títulos e Documentos e Protestos de Goiânia (GO)

Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (GO

1º Circunscrição e Tabelionato de Notas de Goiânia (GO)

Cartório de Registro de Imóveis da 2º Circunscrição de Anápolis (GO)

Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Valparaiso de Goiás (GO)

Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia (GO)

1ºOfício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte (MG)

Cartório do 2º Oficio de Notas de Belo Horizonte (MG)

Ofício do 1º Registro de Imóveis de Montes Claros da Comarca de Montes Claros (MG)

Oficio do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros (MG)

Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem (MG)

Cartório de Registro de Imóveis da 2ª Circunscrição de Campo Grande (MS)

1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá (MT), 2ºServiço Notarial e Registral Nesken (MT)

Cartório 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de Lucas do Rio Verde (MT)

Cartório 2º Oficio Extrajudicial de Sorriso (MT)

Cartório de Registro Civil de Várzea Grande (MT)

Cartório do 1º Oficio de Barra do Garças (MT)

Cartório do 1º Oficio de Matupá de Registro de Imóveis e Títulos e Documentos (MT)

Cartório do 2º Oficio do Município de Nova Mutum (MT)

1º Oficio de Registro de Imóveis Titios e Documentos da Comarca de Porto Esperidião (MT)

Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Poxoréu (MT)

2º Serviço Notarial e Registral de Terra Nova do Norte (MT)

2º Oficio Extrajudicial de Sinop (MT)

2º Serviço Notarial e Registral de Rosário Oeste (MT)

Sinop Cartório de Registro de Imóveis (MT)

Cartório de Registro de Imóveis (MT)

1º Ofício de Belém (PA)

1º Serviço de Registro Civil de Pessoas Naturais e Quinto Tabelionato de Notas de Maringá (PR)

Serviço Distrital do Portão do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana  de Curitiba (PR)

15º Ofício de Notas da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro (RJ)

12º Tabelionato de Notas de Porto Alegre (RS)

Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre (RS)

3º Tabelionato de Notas de Caxias do Sul (RS)

3º Oficio de Registro de Imóveis de Joinville (SC) 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma (SC) 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú (SC) 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Itajaí (SC)

2º Ofício do Registro de Imóveis de Balneário Camboriú (SC) 2ºTabelionato de Notas e 1º de Protesto de Títulos de Florianópolis (SC)

1º Oficio de Registro de Imóveis de Joinville (SC)

Registro de Imóveis da Comarca de São José (SC)

1º Ofício de Registro de Imóveis de Chapecó (SC)

Tabelionato de Notas e Protesto de Palhoça (SC)

Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da Comarca de São José (SC)

Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos Comarca de Içara (SC) 1º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos  de Avaré (SP)

Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do 30º Subdistrito Ibirapuera (SP)

Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema (SP)

2º Oficial de Registro de Imóveis de Ribeirão Preto (SP)

3º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Bauru (SP).