Mato Grosso foi líder de cartórios inscritos na premiação, que aconteceu na noite da última quinta-feira (17.11), em Maceió (AL)
Notários e registradores mato-grossenses foram reconhecidos por suas ações sociais e sustentáveis juntamente com cartórios de todo o Brasil no Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR). A cerimônia, que foi realizada nesta quinta-feira (17.11), no Jatiúca Hotel & Resort, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, em Maceió (AL), premiou em duas categorias: uma de cartórios e outra de instituições de cartórios, que mais se destacaram nesse terceiro setor.
Os cartórios vencedores do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Rares-NR foram: em 1º lugar – certificado ouro – 1º Ofício de Notas e Protesto de Brasília/DF (Cartório JK) – “Abrigo Bezerra de Menezes”, 2º lugar – certificado prata – 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá/MT – “Campanha pela Vida, Contra a Dengue” e em 3º lugar – certificado bronze – 3º Ofício de Notas de Teresina/PI – “Alegria e Solidariedade”.
Para a titular do 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá, Glória Alice Ferreira Bertoli, é uma honra receber o certificado prata com o projeto “Campanha pela Vida, Contra a Dengue”, que foi abraçado pelos colaboradores e usuários.
“A ação de entrega de sementes de Crotalárias foi muito bem recebida por todos no cartório, inclusive pela imprensa cuiabana, que fez com que o projeto tivesse uma abrangência maior ainda. E o prêmio é até uma consequência disso. Esperamos que as ações apresentadas e a premiação incentivem outros cartórios a realizarem atos socioambientais”, pontuou.
Na categoria Instituições o 1º lugar – certificado ouro – foi para o Instituto Novo Brasil pelo Carimbo Solidário – “A Casa é Nossa”, em 2º lugar – certificado prata –Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP – “Sistema de Gestão Ambiental nos 316 Cartórios de Registro de Imóveis do Estado de São Paulo” e em 3º lugar – certificado bronze – Associação dos Notários e Registradores de Alagoas – ANOREG-AL -“Campanha Atitude Verde”.
Além do 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá prata na categoria cartórios, as serventias mato-grossenses: Cartório de Paz e Notas de Coxipó da Ponte, 1º Ofício de Lucas do Rio Verde, 2º Ofício de Campo Verde, 1º Ofício de Poxoréu, 2º Ofício de Sorriso, 2º Ofício de Lucas do Rio Verde, 2º Ofício de Rosário Oeste, 2º Ofício de Barra do Bugres e 1º Ofício de Sinop foram premiados com um certificado de Menção Honrosa.
A presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, destacou que Mato Grosso foi líder em número de cartórios inscritos no prêmio, com um total de 10 serventias.
“Isso demonstra que os cartórios mato-grossenses já realizam um trabalho de responsabilidade socioambiental e que eles estão inseridos num contexto social. Além disso, mostra que trabalham para atender os requisitos modernos atribuídos a uma gestão de qualidade e de excelência nos serviços notariais e registrais”, afirmou.
O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar, destacou a importância do serviço exercido pela RARES e da participação dos cartórios, que tem a oportunidade de dar publicidade as doações realizadas e mostrarem a sociedade a preocupação com o desenvolvimento do País.
“Por meio da RARES conseguimos mostrar para a sociedade e o Poder Público o trabalho que os cartórios exercem além da rotina de atendimento, e que contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, disse.
A RARES-NR é mantida pela Anoreg-BR e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores.