Cartórios de Cuiabá e Várzea Grande se destacam em prêmio nacional de qualidade

Reconhecimento do trabalho dos cartórios mato-grossenses foi destaque no Prêmio de Qualidade Total ANOREG-PQTA 2015. Mato Grosso foi o ganhador em que mais levou serventias para participar da Premiação e se destacou em todas as categorias.

Ao todo, 39 cartórios receberam a certificação sendo que 8 conquistaram a categoria OURO, 8 DIAMANTE, 18 PRATA e 5 BRONZE. Os destaques da Capital foram o 1º  e 6º ofício e o Cartório do Coxipó da Ponte, conhecido por Xavier de Mato. E a serventia de registro Civil de Várzea Grande. Confira a lista completa dos premiados aqui:

O 1º Serviço Notarial e Registral de Cuiabá está entre os oitos que receberam o prêmio na categoria Diamante, a maior de todas. A titular da serventia e diretora de Protestos da Anoreg/MT, Glória Alice Ferreira Bertolia, acredita que as instituições da classe profissional, com premiações aos Cartórios, estejam promovendo uma boa política de divulgação dos profissionais do direito. “Para nos dar maior visibilidade, e também conferindo a importância que a Sociedade já reconhece, tomando por base, inclusive, as últimas pesquisas realizadas”.

“Acredito também que a “Premiação” seja uma consequência de um trabalho sério, profundo e persistente, em busca da qualificação da equipe e das boas práticas profissionais, dentro das Serventias, e, por isso pode e deve ser incentivado em um maior numero de Cartórios” Comenta.

Sobre a categoria, a principal, ela comenta. “Ao ser premiada com um “DIAMANTE” foi grande a minha emoção, recebendo-o, como um “premio pelo conjunto da minha Obra”, bem como pela participação ativa e comprometida de toda composta equilibradamente de mulheres e homens de muitas gerações, o que importa, a meu ver, em um maior valor nesse prêmio.

O Cartório Coxipó da Ponte, participou pela segunda vez e dois anos consecutivos recebeu o prêmio na categoria PRATA.  Titular da serventia há quase 50 anos, Antônio Xavier de Matos, tem orgulho de fazer parte da classe a qual o mesmo considera baluarte da justiça. “Pra mim a premiação foi um acontecimento impressionante, isso eleva o nome do cartório”.

Antônio relembra quando foi nomeado através de concurso público e na época foi o mais jovem tabelião a ocupar o cargo. “Hoje nosso cartório é destaque no Estado e no Brasil. É muito significativo pra mim, pra minha família e todos os funcionários”.

O cartório Xavier de Matos é referência no atendimento ao cliente. Entre os serviços que se destacam é o casamento civil humanizado. Conforme o número de registros da serventia, em 2014 foram contados 2799 de óbitos, 5.482 de nascimento e 1330 de casamento.

O serviço social foi um dos requisitos avaliados em auditoria para a premiação. O destaque da serventia é o Projeto “Minha árvore, Minha Vida” criado em comemoração ao dia da árvore, 21 de setembro. Os pais recebem uma muda de planta no ato do registro de nascimento do filho (a). A iniciativa foi tão positiva que a campanha prevista para ser realizada apenas durante um mês, continua sem data para encerrar.

Segundo a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de MT (Anoreg/MT), Maria Aparecida Bianchin Pacheco, o destaque obtido pelo Estado do Mato Grosso na premiação nacional de qualidade é uma grande satisfação pois estão investindo em programas de implantação da Norma Técnica NBR 15906/2010 há aproximadamente três anos, demonstrando a preocupação não só da diretoria da Anoreg MT, mas também dos cartórios mato-grossenses em alcançar índices satisfatórios de qualidade e gestão visando comodidade para o usuário.

PQTA 2015: O evento foi realizado dia 15 de Novembro na abertura do XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro em Balneário Camboriú, SC. O Prêmio qualifica o trabalho de cartórios e incentiva a importância de trabalhar em conjunto com o público, para que os resultados do trabalho sejam satisfatórios.

Foram convidados a participar do PQTA 2015 todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independente do tamanho, número de funcionários e localização geográfica. O objetivo é premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o país, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

Entre os critérios foram avaliados os seguintes requisitos de gestão: Estratégia, gestão operacional, gestão de pessoas, instalações, gestão da segurança e saúde no trabalho, entre outros. As auditorias foram realizadas nos estabelecimentos durante os meses de agosto e setembro. Ao todo, 111 cartórios foram premiados.

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