Em sua 11ª edição, o Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA 2015) premiou este ano 35% mais cartórios do que no ano anterior. No total, foram 111 cartórios extrajudiciais brasileiros premiados na auditoria. A proposta do PQTA é incentivar e reconhecer a qualidade no atendimento ao público e nos processos dos ofícios.
O estado de Mato Grosso contou com 39 cartórios premiados, sendo destaque em participação. Santa Catarina ficou em segundo lugar com 21 premiados. A cerimônia aconteceu durante o XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, realizado entre os dias 15 a 19 de novembro, em Balneário Camboriú (SC).
Os resultados indicam que as serventias estão buscando cada vez mais atender aos requisitos de excelência. “É uma satisfação a cada ano acompanhar o crescimento do número de participantes, os levantamentos demonstram o investimento em gestão organizacional para atender ao público de forma cada vez mais eficiente”, avalia o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar. O prêmio engloba as categorias: Diamante, Ouro, Prata e Bronze e os cartórios são premiados de acordo com os resultados alcançados mediante auditoria, coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), empresa do Grupo APCER, entidade referência no setor de certificação.
Durante a solenidade que anunciou os vencedores, a diretora do prêmio, Laura Ribeiro Vissotto, parabenizou todos os cartórios participantes e lembrou a importância do PQTA para qualificar e reconhecer a atividade. Segundo a coordenadora da APCER Brasil, Alessandra Costa, entre os requisitos utilizados na premiação estão: estratégia, gestão operacional, gestão de segurança e gestão de inovação.
Reconhecimento
Os premiados receberam troféu e certificado de acordo com as categorias, além de dossiê com o relatório de avaliação que inclui a conclusão geral da auditoria e a indicação de oportunidades de melhoria. A Anoreg-BR enviará, ainda, um ofício para as Corregedorias estaduais informando sobre a premiação e o selo de qualidade que poderá ser usado nos meios eletrônicos e impressos.
Evento
Realizado pela Anoreg-BR e pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg-SC), o Congresso apresentou como tema principal o ”Estudo Sistemático da Atividade Notarial e Registral e seus Reflexos no Direito Brasileiro”. O evento foi sediado no município catarinense de Balneário Camboriú, no hotel Infinity Blue Resort & Spa.
Entre os palestrantes estavam os Doutores em Direito, Christiano Cassettari (USP), Eduardo Mendonça (UERJ), Fredie Souza Didier Junior (PUC-SP) e pós-doutor (Universidade de Lisboa), Gilberto Cavicchioli (ESPM-SP), Leonardo Brandelli (UFRGS), Mauricio Zockun (PUC-SP), Rodrigo Toscano de Brito (PUC-SP) e Vera Maria Jacob de Fradera ( Universidade de Paris II).
Sobre a Anoreg-BR: A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) congrega mais de 16 mil cartórios distribuídos em todos os estados, municípios brasileiros e na maioria dos distritos, que empregam direta e indiretamente mais de 500 mil pessoas. Entre os objetivos da atividade destacam-se: a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos. A entidade nacional tem legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar todas as especialidades em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres. Acesse: www.anoreg.org.br.
Fonte: Anoreg/BR