Porto Alegre (RS) – Arion Toledo Cavalheiro Júnior, registrador civil em Francisco Beltrão, no Paraná, é o novo presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) para o biênio 2017-2018, com posse marcada para o mês de março do próximo ano. O novo presidente foi eleito por aclamação nesta terça-feira (06.12), durante Assembleia Geral da entidade realizada na sede do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) em Porto Alegre.
Atual presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), onde está em sua segunda gestão consecutiva, o novo presidente coordenará uma diretoria composta por membros de 12 Estados diferentes, reforçando o caráter nacional da nova gestão da Arpen-Brasil. “Somos um time, onde cada um joga em uma posição e possui especialidades próprias. Trabalhando juntos, podemos conquistar grandes objetivos para o Registro Civil”, destacou o novo presidente.
A conjugação de apoios que redundou na escolha do nome do novo presidente levou a constituição de uma chapa única de Diretoria, composta por registradores civis de todos os Estados com participação ativa nas ações institucionais dos registradores brasileiros. “Fico lisonjeado com todo o apoio recebido, mas ciente da responsabilidade que tenho com todos vocês de representar de forma eficiente a atividade nos mais diferentes fóruns”, destacou o novo presidente.
Segundo Arion Cavalheiro, as demandas de atuação institucional do Registro Civil impedem que uma só pessoa possa conduzir todas as atividades da entidade. “Precisaremos de muita colaboração e que cada um possa dar sua parcela de contribuição naquele assunto que domina, para que possamos estar bem representados onde o registro civil for demandado, respondendo com conhecimento e de acordo com uma linha de trabalho comum aos interesses da classe”, afirmou.
Ponto que merecerá atenção especial da nova Diretoria e que já motivou uma primeira reunião ainda em Porto Alegre, a integração dos Cartórios de Registro Civil e de suas Centrais será trabalhada com ênfase nesta nova gestão. “Estamos em um momento delicado que premiará a eficiência”, resumiu Arion. “Se formos mais eficientes do que os outros projetos que tratam deste assunto, conseguiremos avançar, caso contrário será muito difícil”, disse. “Por isso é vital uma comunhão de esforços em prol do registro civil brasileiro”.
Ao se manifestarem, representantes das diversas entidades estaduais presentes apoiaram de forma efusiva os planos da nova gestão. Para Fernando Brandão, presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES) é primordial a união de esforços e a racionalidade das ações. “Estamos em um momento que é vital adotarmos soluções já prontas e testadas por outros ao invés de ficar reinventando a roda a todo instante”, disse.
O novo presidente, que ainda recebeu manifestações de apoio dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, fez questão de enaltecer o trabalho da gestão que se encerra em fevereiro do próximo ano. “Conduzir a Arpen-Brasil nesta última gestão foi um trabalho heroico, que eu não gostaria de estar no lugar do Calixto, tamanho o grau de dificuldade e ameaças que a atividade enfrentou”, destacou. “E mesmo assim o Calixto manteve o Registro Civil unido e representativo em todos os fóruns”, destacou.
Resumo da gestão
Antes da Assembleia de eleição da nova Diretoria da Arpen-Brasil, Calixto Wenzel apresentou um balanço de sua gestão nas áreas institucionais, financeira e tecnológica, ressaltando os desafios enfrentados como as tramitações dos projetos de lei do Registro Civil Único, da Desburocratização, o Decreto do SIRC, e o trabalho em prol do Provimento nº 46/2015 do Conselho Nacional de Justiça.
Em relação a interligação nacional, atualmente 4.681 cartórios de Registro Civil do País encontram-se interligados via centrais estaduais de dados, sendo que tais bases computam mais de 180 milhões de atos de nascimentos, casamentos e óbitos. “O número total de cartórios cadastrados é de 7.695 o que faz com que tenhamos ainda que evoluir no cumprimento desta integração nacional”, destacou Wenzel.
b
O atual presidente da entidade apresentou ainda o resultado financeiro de sua gestão à frente da entidade, que passou a contar com novas entidades contribuintes, expandindo a representatividade do Registro Civil. “Foi um período de trabalho árduo, desgastante, com demandas internas e muitas questões internas que exigiram muito de nossa atividade, mas deixarei a presidência com a sensação de que dei o máximo da contribuição que podia em prol do Registro Civil brasileiro”, encerrou o presidente.
Diretoria Eleita da Arpen-Brasil
Biênio 2017-2018
Presidente: Arion Toledo Cavalheiro Júnior (PR)
1º Vice-Presidente: Eduardo Ramos Corrêa Luiz (RJ)
2º Vice-Presidente: Luis Carlos Vendramin Júnior (SP)
3º Vice-Presidente: Carlos José Ribeiro de Castro (MG)
4º Vice-Presidente: Juliana Follmer (AM)
5º Vice-Presidente: Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa (AL)
6º Vice-Presidente: Anita Cavalcanti de Albuquerque Nunes (PE)
7º Vice-Presidente: Rodrigo Barbosa Oliveira e Silva (GO)
1º Secretária: Elizabete Regina Vedovatto (PR)
2º Secretária: Liane Alves Rodrigues (SC)
1º Tesoureira: Karen Lúcia Cordeiro Andersen (PR)
2º Tesoureiro: Luiz Manoel Carvalho dos Santos (RJ)
Secretário Nacional: Leonardo Munari de Lima (SP)
Conselho Superior:
Jaime Alencar Araripe (CE)
José Emygdio de Carvalho Filho (SP)
Ricardo Augusto de Leão (PR)
Calixto Wenzel (RS)
Conselho Fiscal:
Luiz Fernando Eleutério Mestriner (RJ)
Elaine de Cássia Silva (MG)
Romário Pazutti Mezzar (RS)
Suplentes do Conselho Fiscal:
Maria Salete Jereissati de Araújo (CE)
Alan Lourenço Nogueira (GO)
Luiza Gesilânia Freitas Cavalcanti de Santana (PE)
Conselho de Ética:
Everson Luís Matoso (SC)
Robert Jonczyk (PR)
Fernando Brandão Coelho Vieira (ES)
Suplentes do Conselho de Ética:
José Augusto Silveira (MG)
Alaor Mello (RJ)
Arioste Schnorr (RS)